sexta-feira, 8 de abril de 2011

Fiz Fertilização In Vitro e não engravidei...tenho muitas dúvidas! RESPOSTAS


Nas últimas semanas me consultaram pacientes que já tinham realizado tratamentos de Fertilização In Vitro sem sucesso e que não conseguiram todas as respostas de seus médicos. Isto me levou a pensar em compartilhar com vocês algumas dúvidas destas pacientes que com certeza vão ser de utilidade para vocês.

A seguir deixo uma RESPOSTA da pequena lista de perguntas que frequentemente surgem quando a FIV não dá o desejado resultado positivo. 

Nas próximas semanas irei respondendo as demais dúvidas listadas no Post inicial 
  • Estive muito nervosa durante a transferência e nos dias prévios ao exame de Beta HCG, isto pode ter tido algum efeito no resultado?
Resposta: O estresse pode interferir num ciclo natural ou ciclo natural com fertilização In Vitro no qual o crescimento dos folículos depende da secreção hormonal própria do corpo da mulher sem uso de medicações exógenas. 
Quando falamos de ciclos de estimulação ovariana com medicações exógenas (para Fertilização in vitro convencional) as alterações do estado emocional não afetam o efeito das mesmas nem na qualidade dos óvulos ou a implantação dos embriões transferidos.
Sim posso afirmar que a experiência e ansiedade que a paciente vive somada a um estresse externo pode tornar um ciclo de fertilização um momento pouco agradável. 
O médico que acompanha as pacientes com problemas de fertilidade deve saber lidar com casais com alto nível de ansiedade e cobrança, não todos os tratamento terminarão em resultados positivos e os casais devem ser guiados para poder receber da melhor maneira estes resultados.
Boa noite e até a próxima resposta.

Deixe seu comentário!

Dr. Julio Voget 

Tire sua dúvida com o Dr. Julio V: drJVoget@euqueroumbebe.com


9 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Dr. Julio, o senhor está de parabéns por esse serviço maravilhoso de utilidade pública que certamente ajudará muitas casais em situação semelhante à nossa. Somos gratos por tê-lo encontrado em nosso caminho e temos certeza que seremos conduzidos por suas mãos competentes até nosso tão sonhado bebê.

Aprovamos e recomendamos o Dr. Julio Voget para todos os casais em busca desse sonho.

Um abraço enorme,

Rafaela e Fábio

Julio Voget disse...

Caros Rafaela e Fábio, muito obrigado pela mensagem e parabéns. Agradeço muito a confiança pelo meu trabalho e espero estar acompanhando vocês até conseguir seu sonho.

Grande abraço

Dr. Julio Voget

Lílian maria disse...

Dr. júlio.
Fiz 5 FIV-ICSI sem sucesso. Meu marido é azospérmico e, por isso precisa ser feita a FIV. è verdade que a punção dos testículos pode causar a faLência deles? Queremos fazer mais FIVs e preciso ter mais informações.
Aguardo resposta.
Lílian

Julio Voget disse...

Estimada Lílian Maria, primeiro de tudo parabéns pela sua força em continuar lutando atrás de seu sonho. Não é fácil e, acredito que voce seja um exemplo para muitas mulheres que desistem muito antes, durante esse caminho.
Acredito que devam consultar com um urologista especializado em reprodução humana, para discutir o custo benefício do tratamento. Depende muito dos resultados obtidos durante os ciclos anteriores, da qualidade do sêmen obtido e tambem dos embriões.
Cinco tentativas é um número importante e, deveria descartar a possibilidade de ter alguma outra causa que esteja impedindo a gravidez, antes de tentar novamente como o mesmo procedimento.
O possível benefício de conseguir engravidar, considero sempre maior que as possiveis consequências de uma punção testicular a mais.

Novamente, sugiro consultar um especialista em reprodução humana para discutir seu caso após uma avaliação presencial detalhada.

- A resposta dada é de caráter informativo e não tira a necessidade de consultar um médico - Corresponde a casos similares ao exposto, e pode não corresponder com seu caso em particular - Consulte um especialista -

Dr. Julio Voget
CRM 133524
Pode continuar em contato pelo e-mail: drJVoget@euqueroumbebe.com

Anônimo disse...

Dr Julio
Fiz fertilização e não engravidei a medica disse no momento da fertilizaçao q o ovulo da doadora tirou nota c na classificaçao p isso correira o risco de não engravidar tenho 49 anos meu esposo 42 anos não temos filhos devo tentar novamente?
Grata: Ana

Dr. Julio Voget disse...

Boa noite Ana, sinto muito pelo resultado negativo.
O resultado de um tratamento com doação de óvulos, depende muito, entre outros, do fator pelo qual a doadora que compartilha seus óvulos precisou realizar este tipo de tratamento (FIV). Fatores femininos como a endometriose, podem interferir na qualidade dos óvulos, e assim refletir numa qualidade embrionária inferior à esperada. Em outros casos, fatores desconhecidos podem interferir na qualidade dos embriões, e resultar num beta hcg negativo.
Naturalmente, a reprodução humana natural tem uma taxa de gravidez baixa, começando no inínio da vida reprodutiva da mulher com um 25%, e diminuindo com o passar dos anos. Quando realizamos uma FIV (fertilização in-vitro), conseguimos dobrar essa taxa, mas também diminui com a idade, e continua não superando o 50% de gravidez por transferência de embriões de boa qualidade.
Quando escolhe uma possível doadora de óvulos para ajudar vocês, deve sempre considerar a idade da doadora, como o principal fator de gravidez. Quanto menor a idade, maiores as chances de gravidez.
Devem ser realizamos controles detalhados, diversos exames e avaliações, a todas as mulheres que desejam doar óvulos, excluindo possíveis fatores que prejudiquem a qualidade dos óvulos e futuros embriões. Porém, existem fatores desconhecidos, que não são detectados com exames, e percebemos unicamente após avaliar os óvulos no laboratório.
Respondendo a sua pergunta, "devo tentar novamente?" antes de decidir, sugiro discutir com sua médica a possíveis chances num novo tratamento, a necessidade de avaliações complementares, se no caso tenha indicação das mesmas. E logo, caso decida continuar tentado, discuta a possibilidade de tentar com uma nova doadora.
Boa sorte! e não desista.

Dr. Julio Voget

~ A opinião expressada corresponde com a experiência em casos similares, e estritamente para informação dos visitantes do blog. Não corresponde com o seu caso específico, e não deve ser utilizada como consulta médica ~ CONSULTE SEU ESPECIALISTA ~

Anônimo disse...

Dr Julio sou a Ana da resposta acima muito obrigado por responder tão prontamente. Hoje voltei a clinica e a medica me orientou a tentar novamente daqui 3 meses pois esse ano completo 50 anos e pela nossa norma estou correndo o risco de não conseguir realizar meu sonho de ser mae. Vou fazer novos exames e tentar e se Deus quiser vai dar certo.Obrigado por tudo .Dr Julio Voget.

Anônimo disse...

Hoje resolvi doar meu óvulos para quem precisa,já fui até na clinica para começar o processo.

Anônimo disse...

Olá doutor, tenho 37 anos ,não tenho filho e há um mês e meio fiz uma FIV que não deu certo, tive um sangramento por 15 dias ininterruptos e agora faz 25 dias e minha menstruação não desce, fiz o teste de gravidez e deu negativo. estou preocupada pois Sei que a endometriose voltou .
Aguardo sua resposta.

Grata